Dicas, Notícias e Atualidades

V forum da Longevidade

A longevidade do brasileiro é um tema de grande relevância. Dados de uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência apontam que hoje 10% da população brasileira já têm mais de sessenta anos. A previsão para 2050 é que esta proporção suba para 30%. 

Para discutir este cenário, foi realizado no dia 3 de agosto, no Hotel Unique, em São Paulo, o V Fórum da Longevidade da Bradesco Seguros, que reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros em São Paulo. 

O objetivo do evento este ano foi debater os vários aspectos que, ao longo da vida, determinam uma longevidade ativa e saudável. 

O médico Makoto Suzuki apresentou a palestra "Os longevos de Okinawa", a província considerada "capital mundial" da longevidade. O especialista e diretor do Okinawa Research Centre for Longevity Science é o principal pesquisador do Okinawa Centenarian Study há 30 anos - portanto, um pioneiro no estudo da longevidade no Japão. 

O Dr. Emilio Moriguchi, professor do Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) da PUC em Porto Alegre, apresentou a palestra "Longevidade no Brasil e no Japão". 

A geriatra e gerontóloga Dra.Andrea Prates (coordenadora executiva do Centro Internacional de Informações para o Envelhecimento Saudável) apresentou palestra sobre “Envelhecimento Ativo”.

Já o gerontologista Alexandre Kalache conduziu o debate "O Desafio de Envelhecer Ativo: na Sociedade e nas Empresas, com Saúde”. Conselheiro Sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine), Consultor da Bradesco Vida e Previdência. O debate comandado por ele teve a participação da Dra. Andrea Prates; do preparador físico Lauter Nogueira (comentarista esportivo e coordenador técnico do Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco Seguros); do psicanalista Contardo Calligari (doutor em Psicologia clínica e colunista da Folha de S.Paulo); e do Dr. Emilio Moriguchi. 

A neurocientista americana Jill Taylor realizou uma emocionante palestra de como se recuperou totalmente de um derrame que a fez perder as funções do lado esquerdo do cérebro, há 13 anos. Ela é autora do livro "My Stroke of Insight" (publicado no Brasil como "A cientista que curou seu próprio cérebro", da Editora Ediouro).

CONTATO

(11) 3168-6654
prpcosta@prpcoaching.com.br
Ou preencha nossa ficha de contato

INFORMAÇÕES SOBRE COACHING

Receba por e-mail cadastrando-se aqui