Artigos

O Adm. Paulo Roberto Pereira da Costa deixa o GEC do CRA-SP

Em 13 de março último, o Adm. Roberto Carvalho Cardoso, Presidente do CRA-SP, recebeu do Adm. Paulo Roberto Pereira da Costa uma carta de renúncia ao cargo de Coordenador do Grupo de Excelência em Coaching-GEC, grupo fundado por este em 2007 e cuja coordenação vinha exercendo desde então.


Não foi surpresa, todavia. Aquela formalização havia sido precedida de uma conversa, quando o Administrador expôs ao Presidente os motivos pessoais que o levavam à decisão.


Desligando-se do GEC, Paulo Roberto encerrou uma participação ativa, mas não abandonou os ideais do Grupo que criou dez anos atrás. Ele se declarou sempre pronto a contribuir, independente de cargos ou posições, para o engrandecimento da Profissão do Administrador e, em particular, do CRA-SP, entidade que une e enobrece os profissionais da área.


A história do GEC se confunde com a do seu fundador. Vale a pena revisitarmos o que aconteceu nesta última década e que marcou tanto a história do CRA-SP como a vida de Paulo Roberto.


A criação do GEC tinha um objetivo específico: normatizar uma atividade profissional que vinha subindo de importância na vida empresarial e que, no entanto, vinha sendo formatada de forma no mínimo amadora. O que era, exatamente, coaching, quais seus fundamentos e limites, qual a qualificação necessária para um profissional disposto a exercer a profissão – isso tudo precisava ser interpretado, revisado e regulamentado.


O GEC definiu os passos a seguir e, resultado do trabalho de subgrupos, regulamentações foram surgindo, aprovadas em Reuniões Ordinárias e encaminhadas para aprovação do Conselho Plenário do CRA-SP:


- Conceitos de Coaching, Mentoring e Counselling;
-  Código de Conduta e Melhores Práticas do Coach;
-  Visão, Missão e Valores do GEC;
-  Regimento Interno do GEC;
-  Processo Seletivo de Novos Membros;
-  Planejamento Estratégico do GEC;
-  Perfil do Administrador no exercício da Atividade de Coaching;
-  Estudos sobre as Entidades Formadoras e Certificadoras de Coaches;
-  Coaching para Estudantes e Recém-formados em Administração.


Palestrante talentoso, Paulo Roberto realizou o Simpósio I e o Simpósio II de Coaching para Administradores, e participou de todos os Encontros do Conhecimento em Administração do CRA-SP e das Plataformas do Conhecimento CFA/CRA, de nível nacional.


É natural que ele se orgulhe do GEC. Numa década, o GEC deu novo sentido à história do coaching no Brasil. Muito foi feito e muito ainda precisa ser feito – mas os fundamentos já estão solidamente implantados. Essa abundância de informações hoje faz parte do Patrimônio Intelectual do CRA-SP e está disponibilizada no site da entidade.


Como preparo para esta passagem de bastão, o Adm. Paulo Roberto Pereira da Costa criou no ano passado um Comitê de Direção e Coordenação com três Vice-Coordenadores e, no ato da renúncia, entregou a gestão interina do GEC ao Psicólogo Wilson Gambirazi, um dos membros Fundadores do Grupo.


O GEC é, sem dúvida, um empreendimento que engrandece o CRA-SP, orgulha seu criador e Fundador e merece o respeito de todos os que vimos acompanhando sua evolução.

 

Os desenvolvedores deste site

CONTATO

(11) 3168-6654
prpcosta@prpcoaching.com.br
Ou preencha nossa ficha de contato

INFORMAÇÕES SOBRE COACHING

Receba por e-mail cadastrando-se aqui